Eu vi o gênio Da Vinci

Os 25 anos da construção do Museu das Ciências, na monumental Cidade das Artes e das Ciências, em Valência, estão sendo comemorados até dezembro com a exposição imersiva “Leonardo da Vinci: 500 anos de gênio”.

Milhares de visitantes têm acesso às obras, muitas das quais podem ser tocadas. A mostra reúne 50 máquinas em grande escala, criadas a partir dos seus desenhos; as páginas originais do Código Leicéster, escritas da direita para a esquerda, detalhando ideias sobre medicina, engenharia, aviação, geologia, astronomia e outros temas; uma réplica de 360 graus da Mona Lisa, com análises de diversos estudiosos; e uma experiência sensorial de som e imagens em movimento, que remete à Florença, Veneza e Milão renascentistas.

Ficamos impressionados com as diversas facetas do italiano, desde a criação ou melhoria de armamentos (muitos dos quais serviram de inspiração à peças modernas de artilharia, como os tanques de guerra); estudos minuciosos da anatomia humana; inventos que deram origem a equipamentos usados na atualidade, como o escafandro, a prancha de surf, as asas delta e outros; além das pinturas, com destaque para a Mona Lisa.

Os visitantes também podem participar de brincadeiras, posando para seu próprio retrato de Mona Lisa; medir suas dimensões corporais, a exemplo de O Homem Vitruviano (o estudo das proporções corporais perfeitas); ou fazer uma classe de pintura.

Mariza posando de Mona na mostra sobre Leonardo da Vinci

Além desta, também é possível visitar as mostras permanentes do Museu das Ciências, com estudos sobre a Lua e sobre o planeta Marte.

Add Comment

* Required information
500
Captcha Image
Powered by Commentics

Comments

No comments yet. Be the first!